Porque Existem mais Idosos no litoral?
O litoral é um local muito visitado por turistas em todos os períodos do ano. Seja no calor pra conseguir aproveitar a praia ou ate mesmo no frio pra relaxar.
Entretanto, é irônico pensar que em locais turísticos onde muitas pessoas vão para passear e aproveitar o descanso, é também a moradia de uma grande população.
E você sabia que muitos idosos optam por morar em regiões litorâneas?
Isso mesmo, muitos idosos sonham em se mudar para praia, pessoas jovens sonham e planejam sua mudança para o litoral quando conquistarem a aposentadoria.
Venha saber o motivo de tal paixão por morar no litoral após a melhor idade.
Por que idosos preferem morar no litoral?
O litoral é um local muito procurado por idosos para passar a melhor idade, a baixada paulista por exemplo, é composta em sua grande maioria por pessoa acima de 60 anos.
Por exemplo, a Praia Grande é a cidade com mais idosos do litoral paulista, e estudos apontam que tais indicies podem aumentar e muito ao longo dos anos.
Isso ocorre pois o litoral é um local desejado por muitas pessoas durante toda a vida. Seja para turismo ou para moradia ambiente próximo ao mar fascina a muitos.
Além do mais, a calmaria, a qualidade de vida, a adaptação, o lazer, e muitos outros pontos são atrativos para desfrutar depois de uma vida inteira de trabalho.
Ademais, nota-se, também, que os idosos e adultos que mudam-se para o litoral procuram este local após a conquista de sua aposentadoria. Isso mostra mais uma vez a vontade de desfrutar uma vida de tranquilidade e paz.
Atrativos para a terceira idade no litoral
Exatamente pela alta quantidade de idosos presentes no litoral, muitos incentivos e atrativos são feitos para estimular a mobilidade e qualidade de vida deste grupo.
Por exemplo:
- grupos de recreação
- ginástica em conjunto
- yoga para a terceira idade
- grupos de jogos
- locais específicos para o encontro desta faixa etária
- encontros para artesanato e outras atividades
Além disso, a acessibilidade para esta faixa etária nas áreas litorâneas são muito valorizadas, com rampas de acesso nas ruas e calçadas principais.
Além disso, o fato de ter muitos idosos no litoral faz com que a socialização seja mais fácil, pois inseridos naquele meio a grande maioria preza por uma vida calma e tranquila.
Apesar de ter muitos turistas e movimento nas épocas de maior concentração de pessoas, como as festividades de final de ano, o litoral é uma ótima opção para passar uma aposentadoria merecida e tranquila.
Outro fator agravante para o êxodo de idosos para o litoral é a sensação de “dever cumprido”, ou seja, filhos criados e encaminhados, contribuição feita, jornada de trabalho encerrada, etc.
Assim, a sensação de que chegou a hora de desfrutar da vida sem preocupações é que leva muitos idosos a optarem por esta vida mais tranquila.
Outra motivação também é a saúde do idoso, por exemplo, no litoral o índice de pressão alta é muito inferior do que os apresentados nas cidades a cima da serra.
Isso ocorre pois a pressão atmosférica no litoral é maior e isso interfere diretamente na pressão arterial. O que é um fator ótimo para os hipertensos.
Além do mais, a calmaria de uma vida litorânea também interrompe o rompante de estresse e ansiedade que existe nas grande cidades como São Paulo.
Por isso a vida no litoral é tão atrativa para idosos.
Veja também nosso conteúdo sobre atrações de verão para idosos