Descubra os motivos para o envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce é um fator que afeta a todos, mesmo sem que saibamos nosso corpo está perdendo a vitalidade que possui.
Este fato nem sempre se deve a um problema ou disfunção do corpo, mas sim às marcas que o tempo deixa em nosso organismo.
Para retardar ou amenizar estes danos existem diversos procedimentos cosméticos no mercado que com o acompanhamento de um dermatologista podem ajudar.
Desta forma, separamos algumas informações para você entender como e porque ocorre o envelhecimento precoce.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre seu corpo e como tratá-lo.
Pele e seu Desgaste Natural
A pele é o órgão mais exposto do corpo humano. Sim, a pele é um órgão e por sinal o maior deles. É ela quem recebe todos os estímulos e primeiros impactos.
Formada por três camadas, a mais exposta é a epiderme onde ficam as células de queratina, as células responsáveis por produzir a melanina.
Dessa forma, a epiderme é a receptora dos estímulos externos, ela controla a entrada e saída de líquidos, regula a temperatura corporal, protege o corpo de agentes maléficos e etc.
Envelhecimento Cutâneo Intrínseco
Este desgaste da pele é causado de forma natural devido a ação do tempo e o passar dos anos, ela é inevitável e todos estamos sujeitos a ela.
Ele começa desde a meia idade, onde se estima que a perda da funcionalidade da pele pode cair em até 50%.
Isso ocorre porque com o passar dos anos, as células da nossa pele morrem e não possuem outras para substituí-las
Assim certas funções não são desempenhadas com o mesmo êxito de anos anteriores.
Este tipo de envelhecimento natural da pele pode ser agravado de acordo com a genética, possíveis problemas de saúde e hábitos de vida.
Gravidade
A gravidade também é um fator que influencia no desgaste da pele, como ela tende a atrair tudo para baixo.
Portanto, com seu impacto aparecem linhas de expressão, pele flácida, diminuição da espessura, ressecamento, etc.
Genética
A genética influencia diretamente também no envelhecimento da pele, já que por deformações no DNA causados por toxinas e exposição UV diminuem a capacidade de recompor células mortas.
Hormônios
Os níveis de hormônios diminuem de acordo com o envelhecimento e com eles, a qualidade da pele é afetada
Por exemplo, mulheres na menopausa têm uma diminuição significativa de estrogênio prejudicando a renovação celular e assim causando o afinamento da pele.
Açúcar
O alto nível de açúcar no sangue, seja por alimentos ou crônico, como a diabetes, auxilia no envelhecimento precoce da pele.
Envelhecimento Cutâneo Extrínseco
Este tipo de envelhecimento é causado por razões externas, ou seja, não ocorre de forma natural e sim, por indução de outros fatores.
Entre os motivos que agravam o envelhecimento, está a exposição solar, tabaco, álcool, toxinas, poluição, estresse, entre outros.
Exposição solar
A exposição solar sem o devido cuidado é altamente afetada pela radiação, podendo causar até mesmo câncer.
Manchas, rugas, pintas e sardas novas podem ser causadas pela alta exposição à radiação uv.
Esta radiação causa a morte das células cutâneas e graves queimaduras que às vezes podem passar despercebidas.
O fotoenvelhecimento é um dano que deixa a pele mais grossa, amarelada, com rugas e manchas. Caso você tenha algum destes exemplos, procure um dermatologista.
Álcool
O consumo excessivo de álcool favorece na produção de toxinas para a pele como os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
Tabaco
Causando a dificuldade de oxigenação circulação sanguínea, fumantes têm manchas em comum na pele e rugas ao redor da boca também são frequentes.
Alimentação
Uma alimentação desregulada e sem os devidos nutrientes que o corpo necessita é um grande fator para o envelhecimento precoce.
Um bom prato nutritivo é um aliado tanto da saúde da pele quanto de todos os outros órgãos do corpo.
Para complementar a sua leitura, veja nosso post sobre uma alimentação saudável, para desta forma saber ainda mais como prevenir o envelhecimento precoce.