Aumento do envelhecimento da população
O envelhecimento da população nos dias atuais é notável tanto em números quanto visualmente. Vemos mais idosos nos locais, mais acessibilidade, mais oportunidades tanto de trabalho quanto de lazer.
Percebe-se que quando vamos em praças de bairro, locais de lazer, etc instalam-se exercícios públicos de mobilidade, alongamento, flexibilidade.
Além disso, o litoral também recebeu muitas mudanças em relação à população idosa. Isso ocorreu pois no litoral é onde se concentram a maior parte dos idosos.
Este fato, dá-se pois muitas pessoas sonham em mudar-se para o litoral e viver uma vida tranquila pós aposentadoria, por isso essa região abriga um maior número de pessoas idosas.
Assim, clubes, grupos, recreações em espaços próprios e muito mais atividades voltadas para este grupo são implementadas no litoral.
Portanto, veja a seguir os motivos pelos quais a população idosa vem crescendo nos dias atuais.
Qualidade de Vida
O envelhecimento da população esta diretamente associado ao fato do aumento da qualidade de vida com que as pessoas estão envelhecendo. Ou seja, as condições para se envelhecer no Brasil estão melhores.
Para isso, existe um estudo chamado pirâmide etária, onde é registrado o índice de nascimento, longevidade e qualidade de vida da população.
Sendo assim, neste estudo nota-se que em 2050 o Brasil tende a ser considerado um país idoso, pois o número de idosos superará o de jovens adultos e crianças.
Este fato reflete positivamente o desenvolvimento humano do país, com qualidade de acesso a saúde, melhores planos de saúde, mais acesso a lazer e entretenimento e oportunidades.
Entretanto, a forma com que este fato é vista pelos membros políticos da sociedade pode não ser tão positiva quanto aparenta quando trata-se do âmbito de qualidade de vida.
Políticas Públicas para Idosos
O aumento do envelhecimento da população vem sendo notado por muitas entidades da sociedade, inclusive as políticas. Neste âmbito, novas práticas vem sendo adotadas para controlar este fato.
O envelhecimento da população é algo que reflete diretamente a qualidade de vida da sociedade em questão. Porém políticas públicas vem sendo tomadas para lidar com tal fato.
Foi pauta de discussão durante muito tempo a famosa reforma da previdência, que gerou mudanças na aposentadoria de muitos trabalhadores prestes a se aposentar.
Porém, este fato tem grande relação com o aumento doo envelhecimento da população. Pois com isso o número de jovens adultos em idade de contribuição diminui.
Isso ocorre pois em contrapartida ao envelhecimento da população a diminuição da taxa de natalidade também teve crescimento, ou seja, menos trabalhadores para contribuir e mais idosos para se aposentar.
Portanto, novas políticas foram implantadas para não haver um desequilíbrio na economia do país.
Além da reforma da previdência, também surgiram novas oportunidades de trabalho para idosos. Muitas empresas abriram vagas somente para este grupo.
Políticas públicas de incentivo a empresas contratarem idosos também foram feitas.
Com isso, nota-se um grande aumento na atenção das autoridades para com a população idosa.
Veja também nosso conteúdo sobre os direitos assegurados para os idosos.