Dose de reforço da covid-19

...

A dose de reforço da covid-19 chegou para aumentar a imunização dos cidadãos devido às diversas variantes do vírus que surgiram nos últimos tempos.

Primeiramente era recomendado à população a vacinação completa com as duas doses do imunizante aplicado. 

Esta recomendação permanece, porém agora devido ao cenário atual, as autoridades recomendam ainda uma terceira dose para os grupos de risco.

Por isso, continue a leitura para se inteirar sobre este assunto e outros relacionados a covid-19 atualmente.

Como funcionam as vacinas?

Primeiramente, antes de falarmos sobre a terceira dose da vacina contra a covid-19, vamos entender como funciona o processo de imunização.

Sobretudo, sabemos a importância de manter a vacinação em dia para todas as doenças que contém imunizantes.

Para isso, contamos com o SUS, o sistema de saúde para todos os brasileiros que dispõem de diversos tratamentos e procedimentos gratuitos, como a vacinação. 

Desta forma, acompanhar as campanhas de vacinação e manter a imunização em dia é um dever tanto do estado quanto dos cidadãos.

Bom, as vacinas agem no organismo de modo a influenciá-lo a criar suas próprias barreiras de defesa.

Ou seja, a vacinação faz o corpo estar preparado para se defender sozinho de determinado fator.

Vacinas em idosos

O sistema imunológico dos idosos é naturalmente menos eficaz do que o dos mais jovens, assim como os bebês e crianças. 

Assim, a diferença é que em bebês e crianças o sistema imunológico ainda está em formação e por isso, manter a vacinação é de extrema importância. 

Porém, em idosos acontece o contrário. Durante a vida nosso sistema imunológico vai se debilitando cada vez mais e os índices de leucócitos, ou seja, células que defendem o organismo, vão caindo.

Por este motivo as crianças, idosos, grávidas e imunodeprimidos (pessoas com alguma deficiência do sistema imunológico) são os famosos “grupos de risco”.

Entretanto, não se assuste, a queda do desempenho do sistema imunológico em idosos saudáveis é extremamente normal. 

Porém, necessita de ainda mais atenção e seriedade em questões relacionadas à saúde e a vacinação é uma das  mais importantes. 

Terceira dose

Tanto a primeira dose quanto a segunda dose da vacina contra a covid-19 foram esperadas ansiosamente pela população mundial.

Portanto, com muito estudo e uma corrida contra o tempo, os especialistas constataram a necessidade de uma terceira dose de imunização.

Assim, segundo o doutor Drauzio Varella, a necessidade da terceira dose contra a covid-19 se dá pelo fato dos especialistas não terem certeza sobre quando começa a queda da imunização no organismo.

Uma vez que a imunização é feita, o organismo leva um certo período para criar as defesas necessárias para o organismo e com o tempo esses imunizantes vão caindo.

Entretanto, por se tratar de um vírus muito mutável e novo, os especialistas ainda não conseguem ter uma noção exata sobre o início desta queda.

Por este motivo, foi determinado o reforço da imunização em uma terceira dose. É importante ressaltar que mesmo a terceira dose não cobre as variantes da covid-19.

Entretanto, ameniza significantemente os sintomas e as chances de internação. 

Sendo assim, os vacinados completamente com duas doses tem muita chance de passar por uma possível infecção sem as complicações que tanto vimos durante o primeiro ano de pandemia. 

Já as pessoas com a terceira dose, tem ainda mais cobertura para o organismo lidar de forma eficiente pelas novas variantes, além de aumentar a imunização a longo prazo.

Veja também 

Para manter a saúde em dia podemos fazer diversas outras atividades além dos tratamentos convencionais, e um deles é o contato com a natureza.