Cuidado com os idosos durante a queima de fogos de artifício

...

Fogos de artifício são a atração de muitas comemorações, principalmente o réveillon, mas também fazem parte de festivais, jogos de futebol, entre outras festividades.

Porém, mesmo com tantas festas que envolvem fogos de artifício, o ano novo ainda se destaca, onde são montadas grandes estruturas para o show.

As chamadas fogueteiras são montadas pela população e pela própria prefeitura das cidades, com grandes aparelhos e reúnem diversas pessoas.

A grande questão, é que os fogos de artifício que são entretenimento para algumas pessoas, também são muito prejudiciais a outras.

Tanto seres humanos quanto animais sofrem todos os anos com as queimas de fogos e até mesmo para quem gosta, ela causa danos. 

O barulho feito pelos fogos de artifício são muito maiores do que a audição humana pode suportar em pouco tempo.

Desta maneira, os fogos podem causar diversos danos à saúde, como perda de audição total ou parcial, chiado ou zumbido no ouvido, queimaduras graves, perda de visão, entre outras. 

Até mesmo membros amputados destes artefatos podem causar, por serem muitas vezes manuseados de modo irregular os danos são extremamente perigosos.

Fogos de artifício e seus males para os idosos 

Os fogos de artifício roubam a cena das festas de final de ano e todos os anos os males que eles causam são colocados para escanteio. 

Os sons que os fogos de artifício fazem aos explodir no céu são muito mais altos do que os ouvidos humanos são capazes de aguentar. 

Sendo 80 dB de estímulos sonoros suportados pelo ouvido humano, os fogos de artifício produzem de 150 a 170 dB causando assim danos sérios à saúde auditiva. 

Idosos possuem a audição mais sensível que o normal, sendo por vezes, até comprometida por conta do tempo. 

Com a exposição sonora que os fogos de artifício produzem, a audição dos idosos é afetada diretamente. 

Também podemos citar a alta na pressão arterial registrada nesses momentos, pelo susto e o estresse que esses momentos acarretam. 

Portadores do Transtorno Espectro Autista (ETA) sofrem diretamente com esses hiperestimulos aos quais são submetidos, podendo entrar em crises sérias e até mesmo se machucarem. 

Cuidados durante a queima de fogos 

Os fogos de artifício podem causar diversos danos à saúde como já vimos anteriormente, mas existem meios de amenizar seus danos.

Existem protetores de orelha, fones de ouvido que anulam os ruídos externos, métodos de distração, como filmes, jogos, conversas e atividades.

Pode-se também tentar ficar o mais longe possível da queima de fogos, dentro de casa, perto de seus bens e parentes. 

Locais confortáveis e com pessoas conhecidas são extremamente importantes para eles se sentirem seguros. 

Lei dos Fogos Silenciosos 

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a Lei 16.897/2018 de São Paulo que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício e de artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. 

Entretanto, sabemos que nem sempre essas leis são cumpridas e mesmo após o julgamento da lei.

Os fogos irregulares continuam sendo soltos e prejudicando quem só queria ter um bom e feliz ano novo.

Veja também 

Sabemos que a independência é algo muito importante na vida de todos e com o passar dos anos, hábitos que fazemos sozinhos passam  necessitar da ajuda de terceiros.

Pensando nisso, fizemos um texto especial para que a independência deles não seja afetada por elementos de fora. 

Veja nosso conteúdo sobre prevenção de queda em idosos.