Prevenção para Quedas em Idosos
Quedas em idosos, infelizmente são muito comuns, isso se dá por conta da fragilidade que o corpo ganha com o passar dos anos de uso, é um fator comum em muitos idosos, entretanto não possui a necessária atenção.
Por este motivo, separamos as seguintes informações para que você entenda e saiba o que fazer em casos de acidentes e claro, o mais importante, como evitá-los.
Motivos que Levam a Queda em Idosos
Todos os seres sofrem quedas e estão propensos a elas, seja por desequilíbrio, mudança de plano, falta de atenção, entre outros possíveis motivos, a questão é que em idosos ela ocorre com mais frequência e agressividade.
Perda de Equilíbrio
Este é um fator muito comum em idosos, a perda de equilíbrio se dá por muitos fatores que podem passar despercebidos, mas que são grandes vilões em causar quedas.
Com isso, o idoso fica com medo de sair de casa e até mesmo de se mover dentro dela, o que acarreta na perda da independência e isolamento.
A constante necessidade de alguém auxiliando em atividades diárias acaba afetando o psicológico do idoso, uma vez que se sente incapaz.
É neste estágio, onde outras doenças surgem, como a depressão que é tão comum em idosos.
Perda de Massa Muscular e Corporal
Com o passar dos anos, nosso corpo vai perdendo a mobilidade que já teve em seus dias de juventude, quando chegamos à idade avançada esse fator é notável e muito prejudicial.
A massa muscular, que reveste os ossos, ajuda a dar estabilidade ao corpo em suas atividades diárias, com a perda dessa massa, o corpo fica mais leve e frágil, consequentemente suscetível a impactos e quedas.
E quando há quedas e impactos, sem a necessária massa corporal aliviando o impacto, os estragos podem ser irreversíveis.
Abuso de Bebidas Alcoólicas
O que fazemos durante a vida com nosso corpo refletirá em nosso futuro próximo e distante, por isso é tão importante manter o cuidado com o organismo durante toda a vida.
O abuso de bebidas alcoólicas afeta diretamente a capacidade motora e cerebral do indivíduo, causando instabilidade ao andar, tontura e descoordenação psicomotora e se consumida diariamente e em abuso, deixam danos complexos.
Baixa Capacidade Auditiva e Visual
Idosos possuem dificuldades significativas no processo visual e auditivo, os quais são essenciais para a noção de espaço e movimento. Com a perda de tais capacidades, os reflexos ficam menores e as defesas automáticas do corpo podem falhar.
A visão e a audição são sentidos que nos auxiliam no dia a dia assim como os outros, mas estes são essenciais para a ambientação e noção de espaço. A falta destes afeta o foco, o equilíbrio corporal e até mesmo a capacidade motora.
Métodos para Combater a Queda em Idosos
Agora que já sabemos as causas das quedas em idosos, vejamos meios para combatê-las. Modos de devolver a mobilidade do idosos para que possa ter sua qualidade de vida renovada e com segurança.
Exercícios Físicos para Diminuir a Queda em Idosos
Vimos que as causas das quedas em idosos estão relacionadas a perda de equilíbrio e massa muscular e corporal, com isso, podemos combater esses fatores com exercícios físicos.
Atividades físicas são essenciais para ganho de massa corporal e fortalecimento dos músculos, além de estimular a socialização e sair da rotina.
Praticar exercícios físicos estimula o foco e a percepção do ambiente, uma vez que o idosos terá maior capacidade corporal e noção de espaço.
Os benefícios também estão no fato de que se houverem quedas eventuais, o fortalecimento dos músculos e o ganho da massa corporal diminuirá os impactos do acidente.
Vitamina D para Evitar Quedas e Idosos
Presente na exposição solar, a vitamina D é essencial para o fortalecimento dos ossos por ser rica em cálcio, aumenta a disposição, combate doenças imunológicas, diminui o risco de doenças metabólicas e diminui a pressão arterial.
Associada a exercícios físicos, a exposição solar é extremamente benéfica para o organismo.
Dieta Balanceada para Evitar Quedas em Idosos
Nosso organismo depende de energia para funcionar corretamente e tal energia vem dos alimentos que ingerimos durante o dia, por esse motivo ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes é tão importante.
O organismo idoso tem diversas carências de nutrientes, consequentemente afetando a capacidade motora e a energia durante o dia a dia.
Você já percebeu que idosos dormem muito ou ficam deitados durante muito tempo? Isso ocorre por conta da falta de energia que o corpo possui.
Cuidados em Casa para Prevenir Quedas em Idosos
Tapetes Antiderrapantes
Caso tenha tapetes em casa, invista em torná-los antiderrapantes. Existem no mercado muitos métodos de tornar tapetes comuns em antiderrapantes
Tapetes não são indicados para idosos, mas sabemos que muitos gostam então, procure adaptá-los ou substituí-los.
Especialmente no banheiro, é muito importante ter esses tapetes emborrachados com ventosas.
Barras de Apoio
Barras de apoio são ótimas para evitar quedas no banheiro, já que servem para manter o equilíbrio. Existem diversos tipos de barras de apoio no mercado, para diversos ambientes e funções.
Acessibilidade
O fácil acesso aos itens em casa é determinante para evitar quedas em idosos, manter os utensílios em planos baixos e ambientes bem iluminados são aspectos essenciais.
Estes foram alguns cuidados que podem ser tomados para que a saúde, segurança e qualidade de vida dos idosos sejam um direito preservado.
Saiba mais
Veja também opções de exercícios físicos para idosos terem sua mobilidade renovada.