Benefícios entre Cães e Idosos
Benefícios dos cães para idosos são inúmeros, já sabemos o quanto esses animaizinhos são importantes em nossas vidas, as alegrias que trazem e a companhia ilimitada.
Quando entram em nossas vidas não sabemos mais viver sem eles, ocupam um espaço enorme em nosso dia a dia.
Consegue imaginar tal carinhoso em dobro?
É o que acontece quando entram na vida de idosos. São tão importantes que ajudam até mesmo no tratamento de doenças!
Veja as informações que separamos para você sobre eles!
Aumento da Disposição
Com animais de estimação, sejam eles quais forem, a rotina do dia a dia muda completamente, uma vez que temos que lhes dar determinada atenção e cuidado.
Dessa maneira, o convívio com pets faz com que aquele tédio durante o dia passe e haja maior disposição durante dia pelos seguintes motivos:
- Exercícios físicos: ao leva-los para passear
- Aumento do foco: atenção e cuidado com o pet
- Noção de tempo: horários
Melhora o Bom Humor
O convívio com animais desperta o melhor nos seres humanos proporcionando alegrias inomináveis.
Ao chegar na terceira idade, há um afastamento social inevitável, seja por falta de disposição ou outros fatores, e isto afeta a qualidade de vida dos idosos, uma vez que se sentem sozinhos e incapazes.
Por este motivo a companhia dos pets é tão vantajosa para idosos, pois terão companhia no dia a dia e ocuparão a mente com suas brincadeiras e necessidades.
Ademais, os pets dependem extremamente de seus donos e se adaptam às suas necessidades, assim o idoso possui um senso de importância, já que cuida de uma vida que o ama incondicionalmente.
Sendo assim, ajuda no combate a depressão, ansiedade, pressão alta e até mesmo o sedentarismo.
Tal relação, não afeta positivamente somente o idoso, mas também o pet, que cada vez mais sente-se pertencente a uma família.
Ajuda no Sedentarismo
Quando se possui um pet em casa, o dono precisa estar sempre atento, levar para passear, brincar durante o dia, colocar comida, tirar o cocô.
São atividades básicas, mas que fazem toda a diferença na vida dos idosos. Estimular o exercício físico é ótimo, e um prazeroso é melhor ainda.
Atenção!
Atente-se porém, ao tipo de raça que cabe a cada pessoa, a disposição e a possibilidade de locomoção de ambos para não ocorrer o efeito contrário
Qualifica a Atividade Cerebral
Com atenção necessária e os cuidados diários com os cães, o idoso estimula a mente e ativa os nervos sensoriais, despertando a atividade cognitiva constantemente.
Assim, previne e ajuda no tratamento do Alzheimer, ajuda no desenvolvimento do foco e estimula a percepção.
Aumento da Segurança
Com cães presente em casa, além do idoso não se sentir sozinho e distante, promovem uma sensação de segurança a quem mora com eles
Pois possuem um senso de percepção muito mais aguçado que os humanos.
Melhorias na Reintegração à Sociedade
Geralmente depois de se aposentarem, os idosos tendem a ficarem reclusos em casa o maior tempo possível.
Como benefícios dos cães para os idosos temos suas caminhadas diárias, além de ajudar com o exercício físico, o idoso conhece e vê pessoas novas, às vezes até mesmo tutores de outros animais.
O que ajuda muito na socialização, aumenta a autoestima, fazendo bem tanto para a saúde emocional quanto para a cognitiva.
Confira Também
Não deixe de conferir o que separamos para você sobre tratamento alternativo para idosos